F

Download the Zon-PB - Potencial pedoclimático para a cultura da cana-de-açúcar no manejo B e C (média e alta tecnologias) e cenários chuvoso, regular e seco (escala 1:120.000) document

Título
Zon-PB - Potencial pedoclimático para a cultura da cana-de-açúcar no manejo B e C (média e alta tecnologias) e cenár...
Licença
CC BY NC | Uso não-comercial (CC BY-NC 3.0 BR)
+ Permite remixar, adaptar e criar a partir do trabalho para fins não comerciais. Novos trabalhos derivados têm que atribuir o devido crédito e não podem ser usados para fins comerciais, mas os usuários não são obrigados a licenciar os trabalhos derivados sob os mesmos termos.

+ For more info see https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/.
Resumo

Este conjunto de 6 mapas na escala 1:120.000 contém informações do potencial pedoclimático da área de influência do canal das vertentes litorâneas da Paraíba para a cultura da cana-de-açúcar nos manejos B e C (média e alta tecnologias) e cenários pluviométricos chuvoso, regular e seco. O trabalho é resultado de parceria entre a Embrapa Solos e a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado da Paraíba (SEDAP-PB), no âmbito do projeto Zon-PB . A área de estudo abrange 5.144 km², compreendendo parte do litoral, zona da mata e agreste do estado. O objetivo do trabalho é possibilitar um melhor planejamento territorial e obtenção de vantagens competitivas pelos tomadores de decisão na definição de programas e projetos de apoio à implantação de culturas agrícolas, otimizando a aplicação de recursos financeiros e o uso dos recursos naturais.

Creation Data
Nov. 19, 2020, 7:28 a.m.
Palavras-chave
Aptidão agrícola , Paraíba , Potencial pedoclimático
Categoria
Informação geocientífica
information pertaining to earth sciences. Examples: geophysical features and processes, geology, minerals, sciences dealing with the composition, structure and origin of the earth s rocks, risks of earthquakes, volcanic activity, landslides, gravity information, soils, permafrost, hydrogeology, erosion
Regiões
Paraíba
Proprietário
More info
-
Frequência de manutenção
Não Existem Planos Para Atualização Dos Dados
Finalidade

Projeto Zoneamento Pedoclimático da área de influência do canal das vertentes litorâneas da Paraíba (Zon-PB)
Acordo de cooperação técnica
Embrapa Solos UEP Recife / SEDAP-PB
Cód 25100.16/0122

Idioma
PortuguêS
Qualidade dos dados

NOTA TÉCNICA

POTENCIAL PEDOCLIMÁTICO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO CANAL DAS VERTENTES LITORÂNEAS DA PARAÍBA PARA CULTURAS AGRÍCOLAS

José Carlos Pereira dos Santos1; Flávio Adriano Marques1; Alexandre Hugo Cezar Barros1; Evaldo de Paiva Lima1; André Julio do Amaral1; José Coelho de Araújo Filho1; Luís de França da Silva Neto1; Lúcia Raquel Queiroz Pereira da Luz1; Manoel Batista de Oliveira Neto1; Roberto da Boa Viagem Parahyba1; Selma Cavalcanti Cruz Tavares1
1Embrapa Solos / UEP Recife

Palavras-Chaves: Aptidão Agrícola, Paraíba, Aptidão climática, Potencial pedológico

A área de Influência do Canal das Vertentes Litorâneas do Estado da Paraíba, denominado localmente de Canal Acauã-Araçagi, possui 5.144 km² e abrange 33 municípios localizados na Zona da Mata e Agreste paraibanos. É uma região que apresenta muita variabilidade no clima e nas características de seus solos, com reflexos importantes na aptidão climática e no potencial pedológico para a implantação de culturas agrícolas.
O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial pedoclimático da área de estudo para as culturas de abacaxi, cana-de-açúcar, mandioca, milho e sorgo, por meio do cruzamento dos mapas da aptidão climática com os do potencial pedológico, para as cinco culturas avaliadas. Esse potencial representa o potencial efetivo dos ambientes para a produção agrícola, pois integra, em documento único, as informações de clima e solos dos ambientes, confrontando-os com as exigências das culturas. A interpretação foi feita considerando dois possíveis níveis tecnológicos (média e alta tecnologia) para o uso e manejo das terras e das culturas, e três cenários climáticos (anos secos, regulares e chuvosos). A avaliação não considera o uso de irrigação no manejo das terras, ou seja, foi feita considerando somente a disponibilidade hídrica para as plantas proveniente da precipitação natural. Os resultados indicam, portanto, os locais da área de influência do Canal das Vertentes Litorâneas da Paraíba com maior possibilidade de sucesso na implantação das culturas em condições de sequeiro.
O estudo foi realizado no nível de detalhamento original do mapeamento de solos (escala 1:50.000), mas, os resultados são apresentados na escala 1:120.000 visando a facilitar a visualização e a impressão dos mapas de toda a área de estudo em documento único. Foram produzidos 30 mapas e um relatório técnico, contemplando as cinco culturas, os dois níveis tecnológicos de manejo das terras e os três cenários pluviométricos estudados.
O trabalho é resultado de parceria entre a Embrapa Solos e a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado da Paraíba (SEDAP-PB), no âmbito do projeto ZonPB código SEG nº 22.17.00.004.00.05. Espera-se que as informações geradas possibilitem um melhor planejamento territorial pelos tomadores de decisão na definição de programas e projetos de apoio à implantação de culturas agrícolas, otimizando a aplicação de recursos financeiros e o uso dos recursos naturais.

Informações complementares

Projeção: Universal Transversa de Mercator
DATUM SIRGAS 2000, zona 25S

Comentários (0 total)

Conecte-se para adicionar um comentário

Média de classificação

(0)