F

Download the Zon-PB - Potencial Geral de Terras para Irrigação - 12 Cartas (escala 1:50.000) document

Título
Zon-PB - Potencial Geral de Terras para Irrigação - 12 Cartas (escala 1:50.000)
Licença
CC BY NC | Uso não-comercial (CC BY-NC 3.0 BR)
+ Permite remixar, adaptar e criar a partir do trabalho para fins não comerciais. Novos trabalhos derivados têm que atribuir o devido crédito e não podem ser usados para fins comerciais, mas os usuários não são obrigados a licenciar os trabalhos derivados sob os mesmos termos.

+ For more info see https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/.
Resumo

Conjunto de 12 cartas 1:50.000 do potencial geral de terras para irrigação, que faz parte do Zoneamento Pedoclimático da Área de Inflência do Canal das Vertentes Litorâneas da Paraíba (projeto Zon-PB), realizado no período de 2017 a 2020. As cartas foram elaboradas atendendo demandas do Governo do referido estado. O mesmo discrimina os potenciais muito alto, alto, médio, baixo e muito baixo. Foi elaborado em função da proporção das classes de terra para irrigação nas 224 unidades de mapeamento de solos delimitadas na escala 1:50.000. As classes de terra para irrigação foram estabelecidas em conformidade com o Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação - SiBCTI.
Os limites das folhas 1:50.000 do estado da Paraíba foram obtidas no Banco de Dados Geoespacial do Exército Brasileiro (BDGEX), sendo estas: 1134-1 (Jacaraú), 1134-2 (Mataraca), 1135-1(Melo), 1133-4 (Areia), 1134-3 (Guarabira), 1134-4 (Mamanguape), 1212-2 (Alagoa Grande), 1213-1 (Mari), 1213-2 (Sapé), 1212-4 (Ingá), 1213-3 (Itabaiana), 1213-4 (Itambé).

Creation Data
Nov. 24, 2020, 6:09 a.m.
Palavras-chave
Potencial de terras para irrigação , Paraíba , Canal de transposição do Rio São Francisco
Categoria
Agricultura
rearing of animals and/or cultivation of plants. Examples: agriculture, irrigation, aquaculture, plantations, herding, pests and diseases affecting crops and livestock
Regiões
Paraíba
Proprietário
More info
-
Frequência de manutenção
Não Existem Planos Para Atualização Dos Dados
Finalidade

Projeto Zoneamento Pedoclimático da área de influência do canal das vertentes litorâneas da Paraíba (Zon-PB)
Acordo de cooperação técnica
Embrapa Solos UEP Recife / SEDAP-PB
Cód 25100.16/0122-0

Idioma
PortuguêS
Qualidade dos dados

NOTA TÉCNICA
Zoneamento Pedoclimático da Área de Influência do Canal das Vertentes Litorâneas da Paraíba
Potencial de Terras para Irrigação

O presente estudo se refere à avaliação do potencial de terras para irrigação da área de influência do canal das vertentes litorâneas da Paraíba com uma área aproximada de 5.114 km2. O objetivo principal foi gerar mapas do potencial geral de terras para irrigação com o intuito de viabilizar cultivos irrigados na referida região. As classes de terra para irrigação foram obtidas por meio da metodologia do sistema brasileiro de classificação de terras para irrigação (SiBCTI) (AMARAL et al. 2011) que foi desenvolvida para substituir a do Bureau of Reclamation (BUREC) (CARTER, 1993). As informações básicas que serviram de apoio para viabilizar a avaliação do referido potencial foram aquelas do levantamento de solos, na escala 1:50.000, da mesma área. Os solos interpretados foram classificados conforme o SiBCS (SANTOS et al., 2018). As águas consideradas nas intepretações foram aquelas provenientes do rio São Francisco por meio de um canal de transposição, isto é, as do canal das vertentes litorâneas da Paraíba. São águas de classe C1S1 (BATISTA et al.,2016).). Para expressar o potencial de terras para irrigação em conformidade com as informações contidas nas unidades de mapeamento de solos (UM), em geral com dois ou três componentes, foram estabelecidas as seguintes regras de decisão: (a) potencial muito alto: ambientes (UM) com classes de terra para irrigação atendendo a condição: classe 1 + classe 2 ≥ 75%; (b) potencial alto: ambientes (UM) com classes de terra para irrigação atendendo a condição: classe 1 + classe 2 ≥ 50% e <75%; (c) potencial médio: ambientes (UM) com classes de terra para irrigação atendendo a condição: classe 1 + classe 2 + classe 3 ≥ 40%; (d) potencial baixo: ambientes (UM) com classes de terra para irrigação atendendo as condições: classe 1 + classe 2 + classe 3 ≥ 20 % e <40%; ou classe 4 ≥ 50%; e (e) potencial muito baixo: ambientes (UM) com classes de terra para irrigação atendendo a condição: ausência das classes 1, 2 e 3; e classe 4 <50%.
Como produto final foram elaborados três mapas síntese do potencial de terras para irrigação, na escala 1:120.000, sedo o primeiro, o do potencial geral; o segundo, o do potencial para irrigação com a cultura do milho em sistema de irrigação localizada; e o terceiro, com o potencial para irrigação com a cultura do milho em sistema por aspersão. Nos mapas síntese, só constam informações apenas das classes de terra. Com mais detalhes foram elaborados 36 mapas do potencial de terras para irrigação na escala 1:50.000, sendo 12 mapas com informações do potencial geral; 12 mapas com informações do potencial para a cultura do milho em sistema de irrigação localizado; e 12 mapas com informações do potencial para a cultura do milho em sistema de irrigação por aspersão. Nos mapas mais detalhados do referido potencial, escala 1:50.000, constam informações das classes de terra e de seus fatores mais limitantes.
Palavras-chaves: agricultura irrigada; cultura do milho; agreste paraibano.

Bibliografia
AMARAL, F. C. S. do (Ed.). Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação: enfoque na região semiárida. 2. ed. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2011. 164 p.
CARTER, V. H. Classificação de terras para irrigação. 2. ed. Brasília, DF: Bureau of Reclamation, 2002. 143 p.
SANTOS, H.G. dos; JACOMINE, P.K.T.; ANJOS, L.H.C. dos; OLIVEIRA, V.A. de; LUMBRERAS, J.F.; COELHO, M.R.; ALMEIDA, J.A. de; ARAÚJO FILHO, J.C.; OLIVEIRA, J.B.; CUNHA, T.J.F. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 5.ed. rev.e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2018. 356 p.
SILVA NETA, C.R. da; SILVA, A.P. da; MENEZES, F.J. de S.; MENDES, A.M. S.; SILVA, P.T. de S. e. Avaliação da qualidade da água para fins de irrigação na região de Entorno do Lago de Sobradinho. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, 27., 2013, Goiânia. Saneamento, ambiente e sociedade: entre a gestão, a política e a tecnologia. Rio de Janeiro: ABES, 2013.

Informações complementares

A projeção empregada no mapa é Universal Transversa de Mercator
DATUM SIRGAS 2000 - Zona 25 S.
A base cartográfica associada a este mapa empregou sistema de coordenada geográfica DATUM - WGS 84, por ser o sistema de coordenadas padrão do Geoinfo.

Comentários (0 total)

Conecte-se para adicionar um comentário

Média de classificação

(0)